sexta-feira, 28 de maio de 2010

Características gerais dos Protistas
O termo protozoário designa um grupo de organismos unicelulares heterotróficos que vivem em água doce ou salgada, em ambientes úmidos ou mesmo no interior do corpo de animais, tanto invertebrados quanto vertebrados, causando-lhes doenças. Há também protozoários que mantêm relações de troca e benefícios com outros seres vivos. Os protozoários podem ser aeróbios ou anaeróbios.


Classificam-se em:

Rizópodes ou sarcodíneos - locomovem-se através de pseudópodes
As amebas são os principais representantes dos rizópodes, protozoários que se deslocam e se alimentam através de pseudópodes. A maioria é de vida livre, podendo ser marinhas ou dulcícolas (de água doce, como rios, represas, poças, tanques, lodo e mesmo terra úmida).
A emissão de pseudópodes permite a locomoção e a captura de alimento por parte das amebas. Ao detectarem a presença de um alimento qualquer, como algas ou protozoários menores, as amebas deslocam-se até ele englobando-o com seus pseudópodes, fenômeno conhecido por fagocitose.

Flagelados ou mastigóforos - locomovem-se de flagelos
Locomove-se por flagelos, outros sésseis e usam o flagelo para criar correntezas líquidas que arrastam partículas de alimentos para si. Temos como exemplo Trypanossoma cruzi, causador da doença de chagas.
Apresenta mais ou menos 1.500 espécies, reproduzem-se por bipartição ou cissiparidade. Geralmente apresentam uma membrana ondulante.

Ciliados - locomovem-se através de cílios
São protozoários portadores de cílios que se prestam à locomoção e captura de alimentos. Os ciliados são considerados os protozoários mais especializados pois apresentam muitas organelas, que garantem a realização dos mais diversos vitais. Abundantes em água doce e salgada, exibem vida ou associada a outros seres vivos.
Os ciliados são muito utilizados em experimentos diversos, uma vez que apresentam porte relativamente grande e sua criação é fácil. Os mais conhecidos pertencem ao gênero Paramecium, em que se destacam as espécies Paramecium aurelia e Paramecium caudatum.

Esporozoários - desprovidos de organelas locomotoras.
Os esporozoários são protozoários parasitas desprovidos de organelas de locomoção e vacúolos pulsáteis. Entre as doenças causadas por esses microorganismos, citamos a malária humana e a coccidiose em aves e coelhos.

Alunas : Ana Carla, Sabrina e Hannah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário